Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Retorno dos atendimentos de triagem para testagem diagnóstica da infecção pela Covid-19 nas tendas (Drive-Thru)

Escrito por Fabrício Wagner Pires da Silva | Criado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 22h25 | Última atualização em Sábado, 25 de Julho de 2020, 11h20 | Acessos: 1097

O Departamento de Saúde e Assistência Social informa o retorno dos atendimentos de triagem para testagem diagnóstica da infecção pela covid-19 nas tendas (Drive-Thru) localizadas no estacionamento do Centro Médico, a partir do dia 28/07/2020. Os atendimentos serão realizados de segundas à sextas-feiras, das 8 às 11 horas.

Nesse momento, serão realizados apenas os testes de PCR para SARS CoV-2 em swab de nasofaringe. Os exames de teste rápido ainda não serão retomados, uma vez que aguardamos o reabastecimento dos kits para coleta por parte da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), conforme Ofício Nº 58/2020- PMDF/DSAP/CMED (DocSEI nº 43845897).

Até a normalização do abastecimento de testes, SERÃO SUBMETIDOS À TESTAGEM APENAS POLICIAIS MILITARES DA ATIVA COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS, após triagem médica realizada na tenda ou que já tenham sido submetidos à avaliação prévia e estejam com o pedido médico para coleta do exame.

A COLETA DEVE SER FEITA ENTRE O 3º E 7º DIAS APÓS O INÍCIO DOS SINTOMAS. Não é recomendávela coleta fora desse período pela diminuição da sensibilidade do exame (risco de resultado falso-negativo).

Esta medida segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde sobre a racionalização do uso de swabs devido à escassez mundial de insumos relacionados à assistência e ao diagnóstico laboratorial de COVID-19.

Até que os testes rápidos sejam disponibilizados pela SES/DF, os policiais militares poderão realizá-los nos postos avançados do GDF e, nos casos de situações que se enquadram em urgência ou emergência, nos hospitais credenciados (Hospital Maria Auxiliadora e Hospital Santa Marta).

Fim do conteúdo da página