Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Solenidade de entrega da boina aos alunos do Colégio Militar Tiradentes

Criado: Segunda, 21 de Março de 2022, 14h34 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 19h02 | Acessos: 1324

O Colégio Militar Tiradentes – CMT realizou, nesta segunda-feira (21), a Solenidade de entrega da boina os 180 alunos que ingressaram no 6º ano do Ensino Fundamenta e aos 150 alunos que ingressaram nas vagas remanescentes do Ensino Médio no ano de 2022.
A solenidade foi dividida em dois turnos. Pela manhã, houve a Formatura da Boina do Ensino Fundamental. A do Ensino Médio ocorreu à tarde, para que os protocolos de enfrentamento à COVID-19 fossem cumpridos.

A cerimônia do Ensino Fundamental começou com a entrada dos alunos agraciados no pátio. Logo após, o Comandante-Geral, Coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, passou em revista a tropa de alunos comandada pelo Coronel-Aluno Tonelli. A Capitão-Aluna Eduarda Costa, do 3º ano do Ensino Médio, leu o texto alusivo à entrega da boina. O Cabo-Aluno Alessandro conduziu o juramento dos novos alunos diante do Pavilhão Nacional.
A entrega da boina garança é realizada após o término do período de adaptação, em que os alunos prestam juramento e envergam o honrado uniforme.

A entrega da boina garança é realizada após o término do período de adaptação, em que os alunos prestam juramento e envergam o honrado uniforme.

O Comandante do 6º CPR e pai do Cabo-Aluno Alessandro, Coronel Marco Alves disse que estava muito orgulhoso e feliz com o momento. "Sabemos da luta que nossos filhos fizeram para chegar até aqui", declarou.

Para estimular os novos alunos a ter uma carreira bem sucedida, o diácono Cândido, da Capelania Católica, citou Jesus Cristo como exemplo. "Jesus, aos 12 anos, surpreendeu os sábios com a sua sabedoria de jovem", contou. O exemplo do diácono serviu de inspiração para os jovens que se encontram na mesma idade de Cristo quando ele visitou Jerusalém.. 

O chefe do Estado-Maior, Coronel Reginaldo Leitão, deixou uma mensagem aos alunos: "Que essa boina concretize uma etapa da vida de vocês", desejou. "Uma solenidade que jamais vão esquecer, assim como não esqueci da minha. Além disso, essa boina vai se moldando na cabeça de vocês e cada um terá sua boina própria”.

O Coronel Edvã está com grande expectativa sobre o futuro da filha que está ingressando no 6º Ano. “É um prazer muito grande a gente ver nosso maior bem, nosso maior tesouro, que são nossos filhos, numa escola onde se ensina valores para uma vida, principalmente dentro da nossa corporação”, ressaltou.

Várias autoridades acompanharam a cerimônia, dentre elas, os ex-Comandantes do CMT, Coronel Priscila, Coronel Danilo e Coronel Elisson; Major Dourado representando o Colégio Militar Dom Pedro II. Além dos policiais militares, servidores e professores do CMT e os padrinhos e madrinhas dos alunos homenageados.

A boina garança foi instituída por Portaria Ministerial de 21 de janeiro de 1971. Ela representa a incorporação do novo aluno nas fileiras da instituição. O termo “garança” vem do francês “garancé” e significa vermelho, sendo a cor preferida dos uniformes militares escolares franceses da época napoleônica.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página